Bancos deixam de oferecer DOC a partir desta segunda

Siga nosso Canal no Youtube
www.youtube.com/@radiopiranhas

Após quatro décadas de existência, a transferência via Documento de Ordem de Crédito (DOC) acabará na nesta segunda-feira (15), às 22h.

Os bancos deixarão de oferecer o serviço de emissão e de agendamento, tanto para pessoas físicas como jurídicas, para transferência entre instituições financeiras distintas.

No ano passado, as instituições bancárias haviam anunciado o fim da modalidade de transferência. A data máxima de agendamento do DOC vai até 29 de fevereiro, quando os bancos terminam de processar os pagamentos, encerrando o sistema definitivamente.

Além do DOC, deixará de ser oferecida, também as 22h de segunda-feira, a Transferência Especial de Crédito (TEC), modalidade por meio da qual empresas podem pagar benefícios a funcionários e que também está em desuso.

Nos últimos anos, o DOC e a TEC perderam espaço para o Pix, sistema de transferência instantânea do Banco Central sem custo para pessoas físicas. Criado em 1985, o DOC permite o repasse de recursos até as 22h, com a transação sendo quitada no dia útil seguinte à ordem. Caso seja feito após esse horário, a transferência só é concluída dois dias úteis depois.

Atualmente, o valor máximo permitido para qualquer transação via DOC ou TEC é de R$ 4.999,99.

No DOC, as operações são efetivadas um dia após o recebimento da ordem de transferência pelo banco.

Segundo a Febraban, as operações via DOC, sistema criado em 1985 pelo Banco Central do Brasil, vinham sendo cada vez menos utilizadas nos últimos anos, principalmente depois do lançamento do PIX, em novembro de 2020.

Veja o ranking de modelos mais utilizados:

  • PIX
  • Cartão de crédito
  • Cartão de débito
  • Boleto
  • TED (Transferência Eletrônica Direta)
  • Cheque
  • DOC (Documento de Ordem de Crédito)

source
O Antagonista

Compartilhar:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *