Conheça o Festival de Parintins, que a BBB Isabelle participa

@radiopiranhas

A integrante do Big Brother Brasil 2024, Isabelle Nogueira, é dançarina e influenciadora digital. Com 31 anos, a manauara é conhecida principalmente por integrar a equipe do Boi Garantido e se apresentar como cunhã-poranga no Festival de Parintins.

Mas, afinal, o que é o Festival de Parintins? O que a BBB Isabelle faz no evento? Confira a lista feita pela CNN sobre as principais informações sobre o festival que é o maior evento do folclore brasileiro, que celebra tanto a cultura nacional quanto os ícones regionais da Amazônia.

O que é o Festival de Parintins?

O Festival de Parintins é um dos maiores eventos folclóricos do país. O festival ocorre anualmente em junho na ilha de Parintins, no Amazonas, que pode ser acessada apenas por meios fluviais (barco). A cidade está a 369 km de Manaus e o caminho do porto pelo Rio Amazonas chega a 18 horas, segundo informações divulgadas pelo Governo do Amazonas.

O evento folclórico teve sua primeira edição em 1965, ainda segundo o governo estadual. Foi criado por um grupo de amigos da Juventude Alegre Católica para arrecadar fundos para a construção da Catedral Nossa Senhora do Carmo, hoje um dos pontos mais conhecidos de Parintins. A festa foi criada para contar a história do boi-bumbá.

A festa mostra a batalha entre os bois Caprichoso e Garantido. A “briga” entre os bois-bumbás fala sobre o casal de trabalhadores de uma fazenda, conhecidos como Mãe Catirina e Pai Francisco. Catirina, que está grávida, tem o desejo de comer língua do boi mais bonito do lugar – então Francisco sacrifica o boi mais bonito do patrão para realizar o desejo da esposa grávida. O patrão manda os empregados procurarem o animal e, quando ele é encontrado morto, chamam um pajé. O curandeiro indígena então faz um milagre que resulta na ressurreição do boi. Feliz com a volta do animal, o patrão perdoa o casal e realiza uma festa para comemorar.

Boi Caprichoso durante a segunda noite do Festival de Parintins / Secom

Em 2019, o Festival recebeu o título de Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Como é a festa do Festival Folclórico de Parintins?

Os bois se apresentam no Bumbódromo, que foi criado em 1988. O grande espaço recebe as apresentações dos bois Caprichoso e Garantido durante as três noites, em uma estrutura que lembra a cabeça de um boi.

O festival ocorre durante três noites, com a batalha entre os bois em todos os dias. Ou seja, em um dia o Caprichoso se apresenta e, em seguida, vem o Garantido. No outro, é ao contrário. A ordem de apresentação é definida por sorteio.

Estrutura do Bumbódromo é feita como uma cabeça de boi
O Bumbódromo é onde ocorre o Festival do Parintins / Secom Governo Amazonas

As torcidas são divididas no meio, com cada boi de um lado. É obrigatório que a torcida faça silêncio durante a apresentação do boi rival.

Ao longo das seis apresentações, os jurados analisam 21 itens das performances dos bois Caprichoso e Garantido. São avaliados o apresentador, levantador de toada (que canta e interpreta as toadas do boi), marujada/batucada, ritual, porta-estandarte, amo do boi, sinhazinha da fazenda, rainha do folclore, cunhã-poranga, boi-bumbá, toada, pajé, tribos indígenas, tuxauas (lideranças indígenas), figura típica regional, alegorias, lenda amazônica, vaqueirada, galera (torcida organizada), coreografia e organização do conjunto folclórico.

Se formos comparar com o Carnaval, é como se existissem apenas duas grandes escolas de samba rivais, que se apresentam mais de uma noite. Durante cada noite, elas duelam, com uma apresentação cada Assim como no desfile da escola de samba, itens da apresentação são avaliados e escolhidos para definir, então, o vencedor. O samba-enredo é a toada, embora no Festival de Parintins as apresentações tenham diversas toadas enquanto o desfile de uma escola de samba tem apenas um samba-enredo. Em ambos os cenários, temos o porta-estandarte – ícone de todo o país. Sambódromo: Anhembi ou Sapucaí? Não, o foco é todo no Bumbódromo.

Também existe o curra, que seria a quadra da escola de samba: o Curral Zeca Xibelão, que é o curral do Caprichoso, fica no centro de Parintins; já o do Boi Garantido, conhecida como Cidade Garantido, fica na Baixa do São José.

Terceira noite de apresentação do Boi Bumbá Garantido durante o 56º Festival Folclórico de Parintins, realizado na Arena do Bumbódromo, em Parintins (AM) / BETE MARQUES/O FOTOGRÁFICO/ESTADÃO CONTEÚDO

Assim como no Carnaval, os bois podem escolher um tema central para sua apresentação. Em 2023, quando Caprichoso se consagrou como bicampeão após a retomada do Festival após a pandemia, o tema foi “O Brado do Povo Guerreiro”, falando também sobre a luta do povo indígena Yanomami, que chegou ao estado de crise humanitária. Já o Garantido escolheu o tema “Garantido Por Toda Vida”.

Durante as apresentações, os bois defendem o tema com os figurinos das alas e até as toadas (canções), que são avaliadas pelos jurados. As toadas, que são lançadas todo ano, tem o objetivo de contar a história de cada boi, além de enaltecer sua torcida própria e a cultura amazônica.

O apresentador Israel Paulain na abertura do Festival de Parintins no Bumbódromo / Secom

Qual é a diferença entre o Boi Garantido e o Boi Caprichoso?

O Boi Garantido tem as cores vermelha e branca, enquanto o Caprichoso tem as cores azul e branca. Caprichoso tem uma estrela na testa e Garantido, um coração.

O boi escolhido é mais sério do que futebol. Parintins é dividida entre azul e vermelho. Um exemplo é que uma das marcas mais comerciais do mundo, a Coca-Cola, faz as latinhas do refrigerante na cor original, vermelha, mas também na cor azul.

Cidade é dividida entre as torcidas pelo Caprichoso e Garantido
Paixão pelos bois Caprichoso e Garantido pode ser vista por toda a ilha de Parintins / Secom

Durante a apresentação, os bois dançam no Bumbódromo. Os dois bois duelam com coreografias e movimentos de boi real ao som dos mitos da Floresta Amazônica, que são cantadas pelas toadas. Cada boi tem sua gama de toadas.

Após 56 edições, o boi Garantido já recebeu 32 títulos e teve 31 vitórias. O Caprichoso recebeu 25 títulos, com 24 vitórias, sendo o campeão mais recente com o título em 2023. Caso ganhe em 2024, será a terceira vitória seguida do boi azul e branco. O único empate entre os bois ocorreu em 2000 – cada boi recebeu um título pelo empate.

O que a BBB 24 Isabelle faz no Festival de Parintins? O que é “cunhã-poranga”?

Durante as apresentações, como os bois contam a história do boi-bumbá, diversas figuras folclóricas da lenda aparecem. Tem a sinhazinha, o dono da fazenda que é amo do boi, etc. Uma dessas personagens é a cunhã-poranga – posição ocupada por Isabelle Nogueira no Boi Garantido.

Mas o que é cunhã-poranga? Cunhã significa “moça”, enquanto poranga significa “bonita”. A cunhã-poranga é a indígena mais bonita da aldeia, além de ser representada como guerreira e guardiã.

Durante a apresentação da cunhã-poranga, os jurados avaliam pontos como simpatia, desenvoltura, graça e incorporação. Eles então definem uma nota para a mulher que estiver representando a guerreira indígena que expressa sua força através da beleza em cada noite.

Isabelle durante a lenda de Kanarrot, O Espírito Protetor da Floresta, em momento sobre resistência do povo indígena Yanomami
Isabelle durante a segunda noite do Festival de Parintins, como a cunhã-poranga do Boi Garantido / Reprodução/@maludacio/@aguilar.abecassis

“A cunhã-poranga do boi Garantido, assim como do Caprichoso, concorre todas as noites e ela tem que ter três nota 10 para ser a campeã do festival”, explica Rivaldo Pereira, diretor de eventos do boi Garantido à CNN. “Isabelle Nogueira, a nossa cunhã-poranga, é uma das guerreiras mais lindas. Ela é a verdadeira representante dos povos originários da Amazônia.”

Em um dos vídeos compartilhados pela sister e pelo festival de parintins, é possível ver ela se apresentando em um dos carros alegóricos gigantescos utilizados durante a apresentação do Garantido em 2023.

A 57ª Edição do Festival de Parintins será realizado entre os dias 28 e 30 de junho de 2024.

*Com informações de Hallyme Ximendes

source
Fonte: CNN

Compartilhar:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *