Funetec-PB tem orgulho de fazer parte dos 15 anos de Existência dos Institutos Federais

b3e6dee2f2ca93a60224e4d0028f5eaf 609 - Funetec-PB tem orgulho de fazer parte dos 15 anos de Existência dos Institutos Federais

Foto: divulgação

Os Institutos Federais são a cara do Brasil. Têm inclusão, qualificação profissional, cursos técnicos de nível médio e superiores oferecidos de forma gratuita para alunos em todos os estados do país. O ano de 2008 foi marcado pelo início de um projeto inovador que daria a chance de acesso a milhões de estudantes ao ensino público de excelência.

Só no estado da Paraíba, são 21 campus distribuídos do litoral ao sertão. Quem fez parte dessa história foi a diretora de projetos da Funetec-PB, Ingredhy Dantas, que cursou o mestrado no Campus de Campina Grande e teve a oportunidade de ver de perto o cuidado que essas instituições têm. “Foi impressionante quando eu cheguei e vi uma instituição que se preocupa desde a água mineral para fornecer aos alunos, até um kit de boas-vindas, já com essa pegada sustentável, onde a gente recebeu copo, agenda, as diretrizes, as indicações de quais eram os benefícios no sentido de: você entrou no IFPB, você quer e precisa estudar? Desde a questão de transporte, alimentação, auxílio-óculos… então, assim, foi o universo que se abriu à minha frente”, afirma a diretora.

1704982878 - Funetec-PB tem orgulho de fazer parte dos 15 anos de Existência dos Institutos Federais

Ingredhy ressalta ainda que se apaixonou pela instituição e tem uma enorme gratidão, visto que teve a oportunidade de integrar o corpo do Observatório de Inovação, desenvolvido assim que ela chegou, proporcionando uma excelente rede de conexão dentro da área. “Pude conhecer o UNIT, que é o Núcleo de Inovação Tecnológica do IF, localizado aqui em João Pessoa. O UNIT participou do Jurídico do Observatório de Inovação, onde nós. Hoje não só promovemos a disseminação da propriedade intelectual, como também a escrita de patentes, acompanhamento de desenhos industriais, muitas consultorias para pesquisadores, alunos e afins… e a principal atividade que eu tive, a honra de participar junto ao IFPB, que foi durante três meses, a escrita da política de inovação do IFPB. Nós fizemos esse trabalho junto ao gestor do diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica, que era o professor Maxwell Amaral, grande exemplo para mim, profissional e pessoal”, afirmou Ingredhy.

Além dela, Maraísa Machado, estagiária da Fundação, também teve a oportunidade de fazer parte do dia a dia do IFPB. Estudante do 5° período de administração, ela destaca as oportunidades que a instituição oferece: “há vários projetos e atividades desenvolvidos ao longo do período, os quais nos ajudam como estudantes e trazem um grande aprendizado nas mais diversas áreas, assim como também a interação com alunos e professores dos demais cursos”.

Maraísa destaca ainda que o IFPB foi um importante aliado no processo de seleção do estágio na Fundação, visto que o Instituto Federal e a Funetec-PB são instituições parceiras. “Estou estagiando no setor de Projetos e Articulações, estou gostando bastante, claro que no início é bem difícil, mas a equipe está me auxiliando bastante e sempre estão dispostos a solucionar minhas dúvidas, então estou aprendendo bastante. Principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de projetos e seus trâmites”, afirma a estudante.

Esses depoimentos servem para mostrar que, além de instituições parceiras, o IFPB e a Funetec-PB tem uma relação mais pessoal, por meio de seus colaboradores, que estreitam laços e destacam a importância dos trabalhos realizados pelas instituições tanto no âmbito profissional quanto no pessoal ao longo de suas vidas.

Em números atualizados, os Institutos Federais mostram ser uma potência no que diz respeito a educação no Brasil. Atualmente, são mais de 1.4 milhões de estudantes matriculados em 11 mil cursos superiores e 31 mil cursos técnicos. Para atender uma grande demanda de ensino os IF´s possuem 38 mil professores na ativa.

1704982921 - Funetec-PB tem orgulho de fazer parte dos 15 anos de Existência dos Institutos Federais

História:

Os Institutos Federais nasceram após o então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionar a Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008 que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Hoje, são 682 unidades de ensino presentes em todos os estados do Brasil, e no Distrito Federal, com projetos que visam a expansão para mais cidades do país.

Compartilhe:

source
Fonte: Polemica Paraíba

Compartilhar:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *