Hamas autoriza entrada de medicamentos para reféns em Gaza

Entrega será feita pela Cruz Vermelha nos próximos dias, segundo o governo de Israel; itens incluem remédios para doenças crônicas

O governo de Israel e o grupo extremista palestino Hamas chegaram a acordo para a entrega de medicamentos a reféns mantidos na Faixa de Gaza. O anúncio foi feito pelo gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu na 6ª feira (12.jan.2024), por meio do Canal 12 da TV israelense, segundo o jornal Times of Israel.

Os itens serão entregues nos próximos dias com o auxílio da equipe da Cruz Vermelha Internacional. A organização, no entanto, ainda não recebeu autorização para avaliar o estado de saúde dos sequestrados. O diretor do serviço de inteligência israelense Mossad, David Barnea, e o governo do Qatar mediaram os termos do acordo.

Um integrante do governo de Israel consultado pelo Times of Israel informou que, para conseguir chegar ao trato, o país precisou concordar em expandir a entrada de medicamentos em Gaza para os palestinos.

Os remédios permitidos incluem rótulos categorizados como “salva-vidas” para os reféns que enfrentam algum tipo de doença crônica, como problemas no coração, pressão alta e asma.

Assim que a medida foi anunciada, o grupo dos familiares das vítimas sequestradas publicou um pedido para que o governo divulgue “provas visuais” de que as pessoas receberam os medicamentos enviados.

“Após 98 dias nos túneis do Hamas, todos os reféns enfrentam perigo mortal imediato e precisam de medicamentos que salvam vidas. Além dos medicamentos, os reféns também necessitam de tratamento médico extensivo. O gabinete de guerra deve exigir provas visuais de que os medicamentos chegaram aos reféns”, afirmou o Fórum de Reféns e Famílias Desaparecidas.

O governo de Israel estima que 132 pessoas ainda estejam sob a custódia do Hamas desde o 1º ataque do grupo ao sul do país, em 7 de outubro. Em novembro, um grupo de 105 civis foi solto durante um acordo de trégua momentâneo entre as duas partes.


source
Fonte – Poder360

Compartilhar:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *