Lava atinge cidade após erupção vulcânica na Islândia

@radiopiranhas

Um vulcão entrou em erupção no sudoeste da Islândia no domingo (14), com fluxos de lava derretida atingindo os arredores de uma pequena cidade pesqueira no meio da tarde, incendiando algumas casas, embora a cidade tenha sido evacuada mais cedo e nenhuma pessoa estivesse em perigo, disseram as autoridades.

Fontes de rocha derretida e fumaça eram expelidas de fissuras no solo em uma ampla área que se estendia até a cidade de Grindavik, onde pelo menos uma casa pegou fogo, mostrou um vídeo ao vivo publicado pelo diário Morgunbladid.

“Não há vidas em perigo, embora as infraestruturas possam estar ameaçadas”, disse o presidente da Islândia, Gudni Johannesson, na rede social X, acrescentando que não houve interrupções nos voos.

A erupção começou na manhã de domingo ao norte da cidade, que poucas horas antes havia sido evacuada pela segunda vez desde novembro, devido a temores de que um surto fosse iminente em meio a um enxame de atividades sísmicas, disseram as autoridades.

Lava atinge prédio em Grindavik
Lava atinge prédio em Grindavik / Reuters

As autoridades construíram barreiras de terra e rocha nas últimas semanas para tentar impedir que a lava chegasse a Grindavik, cerca de 40 quilômetros a sudoeste da capital Reykjavik, mas a última erupção penetrou nas defesas da cidade.

O spa geotérmico Blue Lagoon fechou no domingo, informou em seu site.

source
Fonte: CNN

Compartilhar:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *