Pague Agora o IPVA 2024 em SP: Descontos e Novo Pagamento via Pix!

Siga nosso Canal no Youtube
www.youtube.com/@radiopiranhas

A chegada de 2024 trouxe consigo o período para o pagamento de impostos. No estado de São Paulo, proprietários de veículos já podem consultar o valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) deste ano por meio dos bancos, utilizando os terminais de autoatendimento, o internet banking ou aplicativos móveis. Basta informar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo) para realizar a consulta.

Também é possível verificar os valores no site da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP), utilizando o número da placa do veículo e do Renavam. O pagamento do imposto deve ser realizado de acordo com o final da placa do veículo, iniciando já em janeiro.

Como realizar o pagamento do IPVA 2024?

Os contribuintes têm a opção de realizar o pagamento do IPVA 2024 de maneira antecipada em uma única cota, o que garante um desconto de 3%. Este é um grande atrativo, uma vez que o valor do desconto costuma ser maior do que o rendimento da poupança, por exemplo. Aqueles que preferem pagar o imposto de forma parcelada também podem quitar a primeira parcela ainda em janeiro. Este ano, o estado de São Paulo permite o pagamento do IPVA em até cinco vezes.

Quais as novidades para o pagamento e cálculo do IPVA?

A novidade trazida para o pagamento do IPVA em 2024 é a possibilidade de utilização do sistema Pix. Este método permite que o pagamento seja feito através de QR code, facilitando a vida do cidadão, especialmente aqueles chamados “desbancarizados”, assim como aqueles que preferem a utilização de bancos digitais ao invés dos bancos tradicionais.

Além do Pix, o pagamento do IPVA pode ser realizado diretamente na rede bancária, em casas lotéricas ou por meio de cartão de crédito. Segundo a Fazenda, o imposto é investido pelo estado em obras de infraestrutura e melhorias nos serviços de saúde e educação. Quanto às alíquotas do imposto para carros novos e usados, continuam as mesmas: 4% para carros de passeio e 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinários pesados. Já para os caminhões a alíquota é de 1,5% e para as locadoras de veículos registradas em São Paulo o percentual é de 1%.

Datas de pagamento do IPVA 2024

As datas de pagamento variam de acordo com o final da placa do veículo e a forma escolhida para o pagamento. Existem três opções principais para o pagamento: à vista em janeiro, à vista em fevereiro e o parcelamento. Essa última opção, que não possui desconto, pode ser feita em três, quatro ou cinco vezes, com prazos entre janeiro e maio (ou setembro, em caso de caminhões). Para realizar o pagamento em parcelas, é preciso que a cota mínima seja de R$70,72. É importante destacar que os caminhões possuem prazos diferenciados para o pagamento do IPVA.

source

Compartilhar:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *