Servidores pressionam governo por reajuste salarial em 2024

Siga nosso Canal no Youtube
www.youtube.com/@radiopiranhas

Servidores pressionam governo por reajuste salarial em 2024

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) protocolou uma contraproposta no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos sobre os reajustes para 2024, 2025 e 2026.

Os servidores propõem a recomposição salarial em três parcelas, a primeira de 9%, a segunda de 7,5% e a terceira de 7,5%, a serem implementadas, respectivamente, nos meses de maio de cada ano.

A proposta foi divulgada na manhã desta quarta-feira, 10.

A contraproposta sugere ainda consignar em Termo de Acordo o compromisso de equiparação do auxílio alimentação, per capita da saúde complementar e assistência pré-escolar em relação aos valores praticados nos Poderes Legislativo e Judiciário até ao final de 2026.

Os representantes do funcionalismo federal também apontam a necessidade de fixar em Acordo pontos da pauta nāo-remuneratória discutidos durante o ano de 2023.

“É inaceitável o congelamento salarial neste ano e uma promessa de reajuste para os dois exercícios seguintes. O governo tem condições de recompor os salários já em 2024, e vamos brigar por isso”, critica o presidente do Fonacate, Rudinei Marques.

O governo federal oficializou a proposta de reajuste salarial para os servidores públicos federais em dezembro.

Em documento encaminhado às entidades sindicais que compõem a Mesa Nacional de Negociação Permanente, o Executivo propõe de reajuste de 9%, em duas parcelas, sendo a primeira em maio de 2025 e a segunda em maio de 2026.

Os servidores públicos foram uma força motriz para garantir a eleição do presidente Lula no pleito de 2022.

source
O Antagonista

Compartilhar:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *