BBB24: saiba quem é Marciele Albuquerque, a “mãe” da sister Isabelle

@radiopiranhas

Os torcedores do Boi Caprichoso, do Festival Folclórico de Parintins, provocaram uma confusão nas redes sociais. Alimentando a rivalidade histórica, eles começaram a brincar nas redes sociais dizendo que Isabelle Nogueira, que é cunhã-poranga do Garantido, seria filha de Marciele Albuquerque, que ocupa o mesmo posto no adversário.

As duas não possuem qualquer grau de parentesco. O laço sanguíneo inventado foi para tirar sarro da adversária, que está no BBB24. Isabelle é cunhã-poranga do Garantido desde 2018, enquanto Marciele está no posto no Caprichoso desde 2017.

A própria Marciele, que nasceu em Juriti, no Pará, e é do povo Munduruku, precisou usar os stories do seu perfil do Instagram para desmentir o boato, que tinha ganhado força de verdade fora da “bolha bovina” — expressão usada para se referir à comunidade de fãs dos bois de Parintins.

“Eu não sou mãe da Isabelle, é impossível biologicamente. É uma brincadeira que os torcedores do Caprichoso fazem”, afirmou Marciele.

 

Marciele ainda saiu em defesa da adversária, que foi chamada de “índia” pelo cantor Rodriguinho no reality. Na ocasião, a sister explicou para o carioca que o termo correto é “indígena”.

“Que bom que ela teve a paciência de explicar que é um termo incorreto. Isso é muito comum, muitas vezes por falta de conhecimento e de interesse, muitas vezes de forma consciente, com o intuito de diminuir e desdenhar”, afirmou a cunhã do Caprichoso.

Após a explicação de Marciele, torcedores do Caprichoso insistiram na brincadeira e passaram a chamá-la de patroa da sister Isabelle.

O que a BBB 24 Isabelle faz no Festival de Parintins? O que é “cunhã-poranga”?

Durante as apresentações, como os bois contam a história do boi-bumbá, diversas figuras folclóricas da lenda aparecem. Tem a sinhazinha, o dono da fazenda que é amo do boi, etc. Uma dessas personagens é a cunhã-poranga – posição ocupada por Isabelle Nogueira no Boi Garantido.

Mas o que é cunhã-poranga? Cunhã significa “moça”, enquanto poranga significa “bonita”. A cunhã-poranga é a indígena mais bonita da aldeia, além de ser representada como guerreira e guardiã.

Durante a apresentação da cunhã-poranga, os jurados avaliam pontos como simpatia, desenvoltura, graça e incorporação. Eles então definem uma nota para a mulher que estiver representando a guerreira indígena que expressa sua força através da beleza em cada noite.

Isabelle x Marciele

No Bumbódromo, nome do local onde os bois se apresentam em Parintins, o confronto entre as duas é bastante equilibrado. Marciele e Isabelle se enfrentaram, em quatro oportunidades. Em 2018, a sister levou a melhor sobre a cunhã do Caprichoso (90,0 x 89,9), que se saiu melhor nas notas em 2019 (89,5 a 89,9). Nos dois últimos festivais, as duas receberam as mesmas notas: 90 em 2022 e 89,8 em 2023.

As cunhãs são julgadas por três jurados que atribuem uma nota por noite para cada uma delas. A menor nota de cada cunhã em cada noite é descartada e as outras duas são somadas à pontuação que o boi conquistou nos outros 20 itens avaliados.

No apanhado geral, o Garantido leva a melhor sobre o Caprichoso com 32 vitórias no Festival Folclórico de Parintins contra 25. No entanto, o boi de Marciele venceu quatro das últimas cinco edições e vem diminuindo a vantagem.

Com informações de Giovanna Bronze


source
Fonte: CNN

Compartilhar:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *