Funcionários dos EUA ficam feridos em ataque com mísseis em base no Iraque

@radiopiranhas

Autoridades dos Estados Unidos disseram à CNN que integrantes da equipe americana ficaram feridos em um ataque com mísseis balísticos que atingiu a Base Aérea de Al-Asad, no Iraque, neste sábado (20).

O Comando Central dos EUA (Centcom) confirmou que vários mísseis balísticos e foguetes atingiram a base e, embora a maioria tenha sido interceptada, alguns tiveram impacto.

O ataque resultou em ferimentos leves, disseram as duas autoridades, embora não tenha ficado imediatamente claro quantas pessoas ficaram feridas. Em um comunicado, o Centcom disse que alguns funcionários “estão sendo avaliados por lesões cerebrais traumáticas”.

O Movimento da Resistência Islâmica no Iraque, um grupo de milícias apoiado pelo Irã, assumiu a responsabilidade pelo ataque com mísseis. O grupo enfatizou em um comunicado no sábado (20) o compromisso em resistir às “forças de ocupação” americanas na região e citou o ataque como uma resposta ao que chamaram de “massacres” de Israel contra o povo palestino em Gaza.

 

O representante especial do secretário-geral das Nações Unidas para o Iraque alertou em um comunicado que a região se encontra numa “conjuntura crítica” decorrente da guerra em Gaza, que corre o risco de arrastar o Iraque ainda mais para o conflito.

“Apesar dos esforços do governo iraquiano para evitar a escalada das tensões, os ataques contínuos – originados dentro e fora das fronteiras do Iraque – podem desfazer a estabilidade duramente conquistada pelo país e as conquistas que alcançou nos últimos anos”, afirma o comunicado.

Na segunda-feira (15), o norte do Iraque foi alvo de ataques com mísseis balísticos da Guarda Revolucionária do Irã. Os iranianos disseram que o alvo era uma base de espionagem da agência de inteligência de Israel, Mossad, dentro do território iraquiano. Os EUA condenaram os ataques, que chamaram de “imprudentes” e imprecisos.

 

source
Fonte: CNN

Compartilhar:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *