Ibovespa cai à espera de dados de inflação dos EUA; dólar sobe

@radiopiranhas

O Ibovespa opera em queda e o dólar volta a subir ante o real nesta quinta-feira (29), com investidores digerindo dados do PCE, o índice de inflação favorito do Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA), que deve balizar as expectativas pelo início da queda dos juros.

O indicador subiu 0,3% em janeiro, em linha com o esperado pelos analistas. Os dados indicam que a inflação segue em trajetória descendente – embora acidentada – em direção à meta de 2% do Fed.

Com isso, os investidores agora veem cerca de 65% de chance de um corte de juros pelo Fed em junho, contra cerca de 60% antes dos dados.

Os investidores também mantinham no radar a participação de autoridades brasileiras em reuniões do G20 em São Paulo. Após testar negativo para Covid-19, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa presencialmente do evento.

Por volta das 15h10, o principal índice do mercado doméstico perdia cerca de 0,85%, na faixa dos 129 mil pontos, diante do sentimento misto em Wall Street.

O dólar subia em ritmo instável frente ao real, tendo perdido fôlego frente às máximas do dia após dados de inflação dos Estados Unidos amplamente em linha com o esperado.

Na mesma hora, o câmbio subia 0,1%, negociado a R$ 4,973 na venda.

PCE recalibra expectativa de juros

O índice PCE, a medida de inflação norte-americana preferida do Fed, veio em linha com o esperado pelo mercado, mostrando alta de 0,3% no mês passado, informou o Departamento de Comércio norte-americano nesta quinta-feira.

Os dados de dezembro foram revisados para baixo, mostrando um aumento de 0,1% no índice de preços PCE, em vez de 0,2%, conforme informado anteriormente.

Na cena corporativa local, o destaque ficava para a Ambev (ABEV3), que desabava após divulgar queda de 11% no lucro líquido do quarto trimestre sobre o mesmo período de 2022, com a empresa prevendo para o ano queda no custo por hectolitro de cerveja diante do que chamou de menores pressões de preços de commodities.

Também na ponta negativa, Petrobras (PETR4) perdia cerca de 0,4% após recuo de mais de 5% na quarta-feira, quando investidores reagiram a declarações do presidente-executivo da petrolífera que sinalizaram uma postura mais conservadora quando à remuneração aos acionistas.

*Com informações de Reuters

source
Fonte: CNN

Compartilhar:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *