Lewandowski será o novo ministro da Justiça; anúncio ocorre nesta quinta

Siga nosso Canal no Youtube
www.youtube.com/@radiopiranhas

Lula (PT) deve anunciar seu fiel aliado Ricardo Lewandowski (foto) como novo ministro da Justiça nesta quinta-feira, 11 de janeiro.

A nomeação está confirmada. Os últimos detalhes foram acertados durante conversa entre Lula e Lewandowski na noite desta quarta-feira, no Palácio da Alvorada.

Como antecipou O Antagonista, o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal aceitou o convite para entrar no governo.

A espera pelo anúncio serviu para que Lewandowski montasse sua equipe.

A expectativa é que Lewandowski leve para ser seu secretário-executivo o jurista Manoel Carlos de Almeida Neto. Manoel Carlos foi sondado para ser ministro do STF justamente no lugar de Lewandowski.

Ele atuou como secretário-geral do STF e do Tribunal Superior Eleitoral.

Ainda na noite da terça, 9 de janeiro, integrantes do STF já foram informados do retorno do ministro aposentado ao jogo político.

O atual ministro da Justiça vai acompanhar diretamente a transição na pasta. Lewandowski prometeu não alterar políticas públicas ou ações de Flávio Dino à frente da pasta.

Dino, por sua vez, ainda busca uma saída honrosa para Ricardo Capelli, seu atual secretário-executivo. Lula chegou a oferecer para Capelli a coordenação de segurança do Ministério da Justiça. Capelli recusou.

O PSB ainda pressionou o Planalto a manter alguns postos estratégicos na pasta. O problema é que Lewandowski só topou assumir o Ministério diante da garantia de que teria carta-branca para escolher o seu staff, ao menos o de primeiro escalão.

Nesta quarta-feira, 10, um dos principais concorrentes de Lewandowski ao cargo, o presidente do grupo Prerrogativas, Marco Aurélio Carvalho, postou nas redes sociais uma foto abraçado ao ex-presidente do STF. A imagem foi vista como uma espécie de sinal de boas-vindas ao futuro ministro do STF

source
O Antagonista

Compartilhar:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *