México sofre com apagões em meio a onda de calor

@radiopiranhas

Vários estados do México estão registrando apagões neste mês, devido à alta demanda de energia e a uma queda na capacidade de geração elétrica, informou o Centro Nacional de Controle de Energia (Cenace) em um comunicado. Dependendo do local, eles ocorreram por minutos ou até por horas.

Cerca de 19 regiões foram afetadas pelos apagões, incluindo a da capital Cidade do México, segundo relatos de usuários em redes sociais e meios locais.

Na sua habitual coletiva de imprensa da manhã, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse que os apagões na terça-feira (7) foram registrados pela intensa onda de calor que se alastra em grande parte do território mexicano.

“O Cenace, que controla a distribuição de energia, tem sistemas de alerta, e estabeleceu o alerta por pouco tempo. E não foi o país todo que sofreu com apagões”, ressaltou López Obrador.

Esses alertas buscam informar os mexicanos se, por algum motivo, o Sistema Elétrico Nacional (SEN) entrar em estado operacional de emergência, o que pode resultar em cortes de energia em todo o país.

Eles também podem ser ativados por fenômenos naturais extremos, como furacões, tempestades, ondas de calor ou frio extremo.

“Felizmente foi reestabelecido de novo todo o sistema de energia elétrica”, destacou o chefe de Estado, que pontuou que se tratou de algo excepcional e que foi um evento “inesperado”.

Neste mês, o Cenace informou em um comunicado que algumas usinas elétricas saíram de operação ou diminuíram a geração de eletricidade. Por isso, em duas ocasiões, o Sistema Interligado Nacional (SIN) entrou em estado operacional de emergência.

O primeiro alerta foi iniciado às 17h04, no horário local, sendo encerrado às 17h52, após ser alcançada uma demanda de 48.472 MW. O segundo alerta do dia começou às 19h10, no horário local, com uma a alta demanda de energia elétrica e redução na capacidade de geração.

Às 20h10, foi iniciada a reconexão do suprimento elétrico afetado, segundo o Cenace.

A CNN pediu informações à Comissão Federal de Eletricidade (CFE) e ao Cenace, mas até o momento não recebeu resposta.

Na sua conta da rede social X, o senador Julen Rementeria garantiu que solicitou em 19 de junho de 2019 à Comissão de Energia o comparecimento do titular do Cenace, Ricardo Octavio Mota, para explicações sobre os apagões.

Ele também compartilhou um vídeo de 17 de junho de 2021 em que alertava sobre o tema.

Os cortes de energia no México acontecem em meio às altas temperaturas que afetaram grande parte do país durante uma onda de calor.

Na terça-feira (7), o país registrou um novo recorde na Cidade do México ao atingir os 33,4 °C, segundo o Serviço Meteorológico Nacional (SMN), nas instalações do Observatório de Tacubaya. Este número superou o recorde de 7 de maio de 2003, de 33 °C.

As altas temperaturas registradas no México neste ano provocaram o aumento do uso de energia em empresas e residências, com a utilização de ventiladores elétricos para tentar diminuir o calor.

source
Fonte: CNN

Compartilhar:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *