Morre Nair Andrade: pioneira no direito feminino em Pernambuco

Siga nosso Canal no Youtube
www.youtube.com/@radiopiranhas

A advogada Nair Andrade, que fez história ao ser a primeira mulher a ocupar um cargo na diretoria da seccional Pernambuco da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), no ano de 1971, faleceu na terça-feira (9). Ela tinha 97 anos de idade.

Um ícone na história jurídica de Pernambuco

Nair Andrade rompeu as barreiras do machismo da época, assumindo um importante posto na diretoria da OAB-PE. A renomada advogada atuou por 40 anos em um escritório no Centro do Recife e na Defensoria Pública, que era na época conhecida como Assistência Judiciária.

A sua carreira teve grande destaque nas 1ª e 5ª varas criminais de delitos contra o patrimônio. Mesmo após se aposentar, ela permaneceu contribuindo em atividades voltadas ao fortalecimento da advocacia.

Seu legado na sociedade

Não apenas no âmbito jurídico, Nair Andrade deixou um legado de solidariedade. Enquanto filantropa, ela também se dedicou a eventos beneficentes de apoio a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Causa da morte e demais informações

A causa de sua morte ainda não foi divulgada. Nair faleceu no Hospital Esperança, no bairro da Ilha do Leite, na região central do Recife. Deixou um filho e uma neta como familiares.

Seu velório aconteceu na sede da OAB-PE, localizada no bairro de Santo Antônio, no Centro da capital pernambucana. A cremação do corpo foi realizada em uma cerimônia privada na quarta-feira (10), no Memorial Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana da capital.

O legado de Nair Andrade é, sem dúvidas, um marco na história do direito e da luta por igualdade de gênero em uma profissão dominada por homens. Sua jornada inspira e encoraja novas gerações de mulheres a desbravarem os corredores do poder em busca de uma sociedade mais justa e igualitária.

 

source
O Antagonista

Compartilhar:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *