Pacientes com câncer enfrentam atraso em tratamentos de radioterapia em Unidade Oncológica

Siga nosso Canal no Youtube
www.youtube.com/@radiopiranhas

Conforme informações da Rede Mário Gatti, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) atualmente acompanha 85 pacientes em tratamento com radioterapia. Além disso, asseguram que não há fila de espera para consulta em quimioterapia. Ainda assim, para realizar o tratamento de radioterapia, os pacientes estão enfrentando longos períodos de espera.

 

Por que há atraso nos tratamentos de radioterapia?

 

O atraso tem se dado por conta de uma engrenagem utilizada no tratamento, que permaneceu inoperante por cinco anos em virtude de uma reforma no prédio onde se encontra. A máquina retomou operação apenas em outubro de 2023, porém, os contratos com as empresas responsáveis pelo serviço de radioterapia expiraram no mesmo mês, o que interrompeu os atendimentos.

 

Duas empresas já foram credenciadas e até o dia 24, quarta-feira, assinarão os novos contratos, possibilitando assim, a retomada dos atendimentos. O contrato tem um valor de 769,9 mil reais para um período de seis meses, incluindo consultas, exames, diagnóstico, simulações e tratamentos.

 

Impacto nos pacientes

 

Os pacientes são os mais afetados por essa situação. Donaldo Gomes, 73 anos, foi diagnosticado com câncer no último ano, e desde novembro ele tem aguardado para iniciar o tratamento com radioterapia solicitado pelo médico oncologista.

 

Dependendo da região do corpo e do estágio do câncer, a doença pode causar dores consideráveis, como é o caso do aposentado Martinho Fortes. Diagnosticado com um tumor no intestino grosso de setembro, ele deveria ter iniciado o tratamento no mês seguinte, no entanto, ele ainda continua aguardando.

 

A importância da radioterapia

 

Segundo a radioterapeuta Karina Ishikawa, a radioterapia é uma parte muito importante na luta contra os tumores. O atraso ou a não realização deste tratamento pode resultar na progressão da doença, o que pode trazer um grande prejuízo para o paciente, incluindo piora do quadro clínico, dor e pressão.

source
O Antagonista

Compartilhar:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *