Tribunal do Maine suspende decisão sobre Trump até veredicto da Suprema Corte

@radiopiranhas

Um tribunal do Maine ordenou nesta quarta-feira (17) que a principal autoridade eleitoral do estado reavalie a decisão de barrar o ex-presidente Donald Trump das eleições primárias republicanas depois que a Suprema Corte dos Estados Unidos decidir sobre um caso relacionado no Colorado.

A juíza do Tribunal Superior do Estado, Michaela Murphy, concluiu que a decisão da Suprema Corte de aceitar o caso do Colorado “muda tudo sobre a ordem em que essas questões devem ser decididas e por qual tribunal”.

A juíza ordenou que a secretária de Estado do Maine, Shanna Bellows, uma democrata, reavaliasse sua decisão de impedir Trump de votar dentro de 30 dias após a decisão da Suprema Corte.

Bellows determinou em dezembro que Trump, o favorito para a nomeação presidencial republicana de 2024, era inelegível para ocupar o cargo novamente sob uma disposição da Constituição dos EUA que proíbe pessoas que se envolveram em “insurreição ou rebelião” de ocupar cargos.

Dependendo da abrangência da decisão no caso do Colorado, a Suprema Corte dos EUA poderá resolver a questão em todo o país nas próximas semanas, com argumentações marcadas para 8 de fevereiro.

Maine e Colorado são até agora os únicos dois estados a desqualificar Trump sob a disposição constitucional, conhecida como Seção 3 da 14ª Emenda. Ambos os estados suspenderam suas decisões enquanto Trump recorre.

Tribunais e autoridades eleitorais em vários outros estados rejeitaram contestações eleitorais semelhantes à candidatura de Trump.

source
Fonte: CNN

Compartilhar:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *